sábado, 28 de maio de 2011

Desafios para a oferta, com qualidade, de cursos de graduação em EAD

Fonte desconhecida
Duas razões me motivaram a optar por escrever sobre os desafios para a oferta, com qualidade, de cursos de graduação em EAD. A primeira se deve pelo fato de estar atuando como Tutor Presencial de um Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. A segunda se deve ao tema que será abordado na Jornada Virtual ABED de EAD (JOVAED): “O Aprendiz de EAD no Brasil – Quem é, do que Precisa?”.
Nos últimos dez anos, observou-se um acelerado crescimento do número de alunos matriculados na modalidade de EAD. Embora esse crescimento possa indicar um sucesso do poder público no incentivo do desenvolvimento e da veiculação de programas de ensino a distância, conforme estabelecido pela LDB atual, surgiram alguns problemas relacionados à infra-estrutura, planejamento, gestão e aspectos pedagógicos do curso em EAD.
Nesse sentido, no contexto da EAD, há o desafio de articular de forma equilibrada a relação quantidade-qualidade. Quando se trata em qualidade de um curso, isso significa levar em consideração as necessidades do aluno, ou seja, o seu perfil (hábitos de estudo, formas de comunicação, estilo de aprendizagem, contexto sociocultural). Uma das exigências atuais é a de que as práticas pedagógicas se desenvolvam a partir dos saberes dos sujeitos e, nessa ótica, tal exigência se aplica também para a EAD, reforçando, então, a relevância de que os cursos precisam “conhecer ao máximo seus alunos”, como colocou Fredric Litto na apresentação do JOVAED 2011.

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