sábado, 11 de junho de 2011

A oferta de EJA na modalidade de EAD: uma breve reflexão

Ao analisar as características inerentes à Educação à Distância e Educação de Jovens e Adultos, pode-se observar que estas modalidades revelam algumas afinidades. A EAD se caracteriza muito particularmente por sua flexibilidade espacial e temporal e, a partir desse aspecto, essa modalidade se apresenta como uma importante alternativa para atender a diversidade que caracteriza o público da EJA.
Com o advento dos avanços tecnológicos, a oferta de EAD cresceu significativamente nos últimos anos, porém observa-se a presença de muitos cursos de EJA em EAD de origem duvidosa. Pode-se perceber por meio da mídia a veiculação de diversas ofertas de EJA nessa modalidade, no entanto, muitas delas não explicitam se o curso ofertado é reconhecido ou não por órgãos competentes[1].
Sabe-se que o público da EJA é constituído, em sua maioria, por pessoas que, por alguma razão, não puderam frequentar a escola regular. Essas pessoas, normalmente, desenvolvem alguma atividade profissional, o que indica a pouca disponibilidade de tempo de dedicação aos estudos. Além disso, por não terem tido a oportunidade de escolarização prévia, tais sujeitos têm participação menos ativa na sociedade, estando mais subordinados à classe dominante.
Nesse sentido, a EAD pode ser concebida como estratégia de inserção desses sujeitos na sociedade, pois democratiza o acesso ao conhecimento e as possibilidades para o desenvolvimento de competências, dentre elas, o pensamento crítico. Assim, os educandos da EJA, munidos de uma capacidade de reflexão crítica, possuem mais condições de avaliar as ofertas de formação veiculadas pela mídia e decidir a melhor oferta: um curso reconhecido que aumente suas possibilidades de ascensão econômica, social e pessoal.


[1] Os cursos de EJA a distância devem ter autorização do órgão competente do respectivo sistema estadual de ensino. (Decreto nº 5.622/2005, art. 18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário