segunda-feira, 18 de julho de 2011

Uma análise acerca do uso das Hipermídias na Educação

Nos últimos anos, tem-se presenciado um intenso debate acerca do uso das Hipermídias na Educação. Uma das questões emergentes desse movimento se refere ao tratamento dado às Tecnologias Digitais (TD). A partir da análise do artigo “O currículo multirreferencial: outros espaços/tempos para a educação online", considera-se relevante destacar a citação que a autora deste artigo citou de Santaella (2008): "Não podemos tratar as tecnologias digitais com o mesmo referencial que tratamos as mídias de massa. São tecnologias diferenciadas e, por isso, instituem outros processos cognitivos". 
Fonte desconhecida
Assim, utilizar os recursos informáticos (computador, softwares, Internet) não pode ser da mesma forma que utilizamos, por exemplo, os livros didáticos. Estes expressam a linearidade do pensamento, a qual é incompatível para orientar o uso das hipermídias. Essa análise tem sustentação em algumas pesquisas. Na pesquisa de Lawson e Comber (2000 apud KARSENTI et al., 2002), os autores constataram que a relação que os professores estabelecem com as tecnologias no plano pedagógico é o reflexo da relação estabelecida com o material didático em geral. Por outras palavras, os professores tendem a utilizar essas tecnologias da mesma forma que utilizam, por exemplo, os livros didáticos em sala de aula. Parafraseando Tardy (1976 apud PRETTO, 1996, p. 113), o uso do computador torna-se, então, o equivalente ao uso do livro didático.
Nesse sentido, D’Ambrósio (2004), argumenta que "o grande desafio que se apresenta para os educadores é a passagem de um pensamento linear, que domina as teorias mais prestigiadas de aprendizagem, para o pensamento complexo. Ou, em outros termos, incorporar, mutuamente, o raciocínio quantitativo e o raciocínio qualitativo".
Penteado (1999, p. 309) afirma que a incorporação das mídias informáticas na sala de aula "exige um período de transição, para que se estabeleça uma integração com as mídias anteriormente utilizadas e uma nova relação com o conteúdo”.
Em síntese, para que as hipermídias possam ser utlizadas de forma significativa na prática pedagógica, os professores necessitam estar dispostos a aprender de outras formas, diferentes daquelas decorrentes de sua formação anterior. Ainda, necessitam buscar outras formas de pensar acerca dos usos dos recursos hipermediáticos e explorar possibilidades para a sala de aulas, as quais não poderiam ser pensadas sem esses recursos. 

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