Nos últimos anos, tem-se presenciado um intenso debate acerca do uso das Hipermídias na Educação. Uma das questões emergentes desse movimento se refere ao tratamento dado às Tecnologias Digitais (TD). A partir da análise do artigo “O currículo multirreferencial: outros espaços/tempos para a educação online", considera-se relevante destacar a citação que a autora deste artigo citou de Santaella (2008): "Não podemos tratar as tecnologias digitais com o mesmo referencial que tratamos as mídias de massa. São tecnologias diferenciadas e, por isso, instituem outros processos cognitivos".
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Assim, utilizar os recursos informáticos (computador, softwares, Internet) não pode ser da mesma forma que utilizamos, por exemplo, os livros didáticos. Estes expressam a linearidade do pensamento, a qual é incompatível para orientar o uso das hipermídias. Essa análise tem sustentação em algumas pesquisas. Na pesquisa de Lawson e Comber (2000 apud KARSENTI et al., 2002), os autores constataram que a relação que os professores estabelecem com as tecnologias no plano pedagógico é o reflexo da relação estabelecida com o material didático em geral. Por outras palavras, os professores tendem a utilizar essas tecnologias da mesma forma que utilizam, por exemplo, os livros didáticos em sala de aula. Parafraseando Tardy (1976 apud PRETTO, 1996, p. 113), o uso do computador torna-se, então, o equivalente ao uso do livro didático.
Nesse sentido, D’Ambrósio (2004), argumenta que "o grande desafio que se apresenta para os educadores é a passagem de um pensamento linear, que domina as teorias mais prestigiadas de aprendizagem, para o pensamento complexo. Ou, em outros termos, incorporar, mutuamente, o raciocínio quantitativo e o raciocínio qualitativo".
Penteado (1999, p. 309) afirma que a incorporação das mídias informáticas na sala de aula "exige um período de transição, para que se estabeleça uma integração com as mídias anteriormente utilizadas e uma nova relação com o conteúdo”.
Em síntese, para que as hipermídias possam ser utlizadas de forma significativa na prática pedagógica, os professores necessitam estar dispostos a aprender de outras formas, diferentes daquelas decorrentes de sua formação anterior. Ainda, necessitam buscar outras formas de pensar acerca dos usos dos recursos hipermediáticos e explorar possibilidades para a sala de aulas, as quais não poderiam ser pensadas sem esses recursos.
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